Lançamento de Livros
Apresentação dos livros



a. Equações Diferenciais Ordinárias com o uso do Software Maxima
(Augusto Barbosa, Alexandre Rojas, Cláudia Concordido) 

Este livro se destina a fornecer os elementos básicos para a resolução de equações diferenciais ordinárias, em que se optou por uma abordagem mais objetiva. A teoria é apresentada de forma breve e seguida de exemplos e de uma bateria de exercícios resolvidos; no final de cada capítulo, encontra-se um conjunto de exercícios propostos cuja solução é dada no final do livro. Para cada exercício é apresentada a solução analítica, bem como sua solução através da utilização do software Maxima.

b. Sistemas de Equações Diferenciais e Transformada de Laplace com o uso do Software Maxima
(Alexandre Rojas, A.C. Castro Barbosa, Claudia Ferreira Reis Concordido) 

O estudo das equações diferenciais constitui parte indispensável da formação básica de matemáticos, físicos e engenheiros, entre outros profissionais que precisam trabalhar com matemática aplicada, em especial, com modelagem matemática. A obra dá continuidade ao livro desta mesma coleção intitulado Equações diferenciais ordinárias com o uso do software máxima. Foi projetada para uso como livro texto, complementando o conteúdo de um primeiro curso de equações diferenciais.

c. Alfabetização Matemática – Perspectivas Atuais
(Madeline Gurgel Barreto Maia, Gabriela Félix Brião – Org.) 

Falar em processos de Alfabetização parece algo simples e comum à Língua Materna, contudo a sociedade moderna tem cada vez mais exigido um indivíduo capacitado a fazer leituras e compreendê-las em diferentes âmbitos. É comum nos depararmos em nosso dia a dia com leituras matemáticas que requerem uma formação ampla e consciente de nossos alunos. Para tanto, a Matemática escolar não pode ficar à margem desta proposta. Este livro traz discussões atuais e pertinentes às questões relacionadas ao processo de Alfabetização Matemática e suas relações com a Língua Materna. Assim sendo, seu conhecimento torna-se fundamental aos professores de Matemática desde a Educação Infantil, pois alfabetizar as crianças nesta disciplina vai muito além do domínio de alguns simples conceitos e representações numéricas como podemos verificar nesta obra. Da mesma forma, professores do Ensino Fundamental e Médio devem conhecer e compreender tal processo, já que este permeia toda a esfera formativa dos indivíduos.

d. Introdução à Programação Linear     (Sueli Cunha) 

A Programação Linear (PL) é uma das primeiras técnicas de Pesquisa Operacional apresentada em diversos cursos de graduação. Por ser uma técnica que permite tratar problemas de otimização com restrições lineares, sua abordagem permite apresentar modelos de programação matemática, utilizando ferramentas baseadas na álgebra linear, acessíveis ao estudante de graduação. Este livro foi organizado de maneira que um modelo de PL surgisse “naturalmente” a partir da análise de um pequeno problema de planejamento de produção; a ideia básica do método Simplex é apresentada em comparação com a ilustração da resolução gráfica de um modelo a duas variáveis; o algoritmo do Simplex é explicado algebricamente e os elementos do tableau do Simplex são interpretados, de modo a facilitar a leitura e a compreensão de relatórios de aplicativos disponíveis para a resolução de problemas modelizados por PL. Um exemplo é tratado do início ao fim do livro, a fim de ilustrar a interligação e a continuidade dos conteúdos apresentados. Além disso, há um pseudocódigo do algoritmo do Simplex, para um problema canônico de maximização, deduzido de análises feitas de todos os casos possíveis de resolução desse tipo de problema

e. Equações Diferenciais Ordinária – Teoria Básica e Aplicações com o uso do Maple
(Jorge Correa de Araújo, Rosa García Márquez, Yma Raymundo Huaroto) 

As equações diferenciais constituem um extenso ramo da Matemática Pura e Aplicada e são amplamente utilizadas na descrição de diversos fenômenos de interesse cientifico por meio de modelos matemáticos, que em geral não são simples. No presente texto são apresentados os principais métodos de resolução de equações diferenciais ordinárias. São também apresentadas diversas aplicações em física, química e biologia. A abordagem destas aplicações utilizou o software Maple para a geração de gráficos. 

f. MatemaTruques – Matemática recreativa para as aulas da escola básica
Ilydio Pereira da Sá

"A missão do professor não é dar as respostas prontas. (…) é provocar a inteligência, provocar o espanto, provocar a curiosidade.”
(Rubem Alves)        

Este livro é dedicado a professores e futuros professores de Matemática, mas profissionais da área de Pedagogia, alunos da Escola Básica e todos aqueles que gostem de charadas instigantes (e ricas em conteúdo) ficarão felizes em lê-lo. 
Os “matematruques” são atividades que se apresentam como mágicas, causando espanto (e sorrisos!) na maioria das pessoas, mas que, na realidade, são apenas aplicações de propriedades básicas da Matemática, explicadas aqui de forma absolutamente simples e descomplicada. Surpreenda-se, ou surpreenda seus alunos, com um lado interessante, lúdico e muito divertido da Matemática.

                                                                                                                     
                                                                                                                                 Apoio
https://edumatcapuerj.wordpress.com/   http://mategramatica.ime.uerj.br/                                      http://www.sbemrj.com.br/
http://especializacaomat.ime.uerj.br/