Seminário Matemática E...
Resumo das Palestras


a. Ciência da Computação: Gilson Costa (IME/UERJ)

Título: "Computação Gráfica e Álgebra Linear: Aplicação e Apoio ao Ensino". 

A Álgebra Linear é o ramo da matemática em que se estudam espaços vetoriais e mapeamentos lineares entre esses espaços, utilizando alguns conceitos e estruturas fundamentais da matemática como vetores, matrizes, espaços vetoriais, transformações e sistemas de equações lineares.
A Computação Gráfica pode ser entendida como um conjunto de técnicas que tratam da manipulação de dados e imagens no computador, transformando modelos matemáticos de objetos em imagens digitais.
A Álgebra Linear é de fundamental importância para a Computação Gráfica uma vez que o movimento e a visualização dos objetos são implementados através de transformações lineares em espaços vetoriais.
Mas além de ser entendida com uma aplicação de Álgebra Linear, a Computação Gráfica também pode ser usada como uma ferramenta de apoio ao ensino da Álgebra Linear.
Muitos dos textos sobre Álgebra Linear apresentam definições, conceitos e teoremas de forma algébrica. Muitos destes conceitos, porém, possuem uma representação geométrica. Tais representações facilitam o entendimento e a apreensão da matéria, desenvolvendo no aluno uma “intuição geométrica” que está associada a uma compreensão mais profunda do assunto.
Nesta palestra pretendemos discorrer sobre a importância da Álgebra Linear na Computação Gráfica e discutir como a Computação Gráfica pode auxiliar o desenvolvimento da intuição geométrica, apoiando o ensino da Álgebra Linear.

b. Atuária: Paulo Ferreira (IM/UFRJ)

Título: Crise na Previdência, uma solução política e atuarial. 

A crise na Previdência Social, pouco entendida pela maioria das pessoas pode levar a uma tragédia social no futuro próximo. A solução além de política, passa pela Matemática Atuarial, área da atuária que estuda modelos de gestão de risco de produtos de vida e previdência. Nesta palestra serão mostrados os riscos que a Previdência Social enfrenta e como a Matemática Atuarial pode ajudar a sociedade a planejar o seu futuro.

c. Economia: Marcelo Verdini (UERJ; FGV)

Título: A Matemática para o Profissional de Economia e Finanças 

A palestra trata das diversas aplicações da matemática no campo de Economia, informando sobre a necessidade do profissional do pleno conhecimento de técnicas de maximização, da análise e solução de equações e sistema de equações diferenciais, álgebra linear, análise matemática, topologia e outros temas. Ilustraremos com vários exemplos reais o papel da matemática na produção e consumo de teorias econômicas. Com isso, pretende-se demonstrar que os conhecimentos de Matemática são fundamentais para o bom desenvolvimento na carreira do Economista

d. Administração: Sílvia Duarte (UERJ - Faculdade de Engenharia; IBMEC )

Título: Matemática e Administração 

O objetivo da apresentação é alertar o aluno para a importância da Matemática como ferramenta indispensável no apoio à tomada de decisão na área da Administração, assim como, discutir as várias possibilidades de atuação de um profissional com formação matemática nessa área.

                                                                                                                     
                                                                                                                                 Apoio
https://edumatcapuerj.wordpress.com/   http://mategramatica.ime.uerj.br/                                      http://www.sbemrj.com.br/
http://especializacaomat.ime.uerj.br/